Resenha: Por que eu?, de Sinélia Peixoto

Por Que Eu?Título: Por que eu?
Autor (a): Sinélia Peixoto
Editora: Chiado
Páginas: 493
ISBN: 9789895128372
Classificação: 


Elizabeth é uma mulher de 28 anos, de Brasília, que decide começar o ano de 2013 de forma diferente. Estagnada? Podemos dizer que sim. Sem perspectiva de mudanças? Também! Ela busca algo melhor para si, por isso vai a Porto Seguro passar o reveillon com as amigas para encerrar uma fase de sua vida e dar início à outra, mais adulta e com muitos desafios. Lá, ela conhece Antônio, uma advogado também de Brasília. Eles curtem juntos e quando voltam a Brasília começam um romance. Elizabeth está se descobrindo. Ela pede demissão de seu emprego e começa se dedicando aos cursinhos para concurso. Antônio já é estável e independente. Quem é ela? Ela se pergunta e comparada a ele, ela se acha um Zé Ninguém. Ela se sente perdida em meio à tudo que tem que aprender e descobrir sozinha. Ela é uma pessoa honesta e sincera consigo mesma; luta para se analisar e se entender sempre; ele quer ajudá-la profissionalmente. Ele quer mais! Ela luta contra ele, tenta não se entregar, luta para ser honesta consigo mesma e aprender mais sobre si mesma sempre. Eles se casam, apesar de Elizabeth colocar empecilhos e juntos têm dois filhos. O primeiro livro desta trilogia é sobre esse primeiro momento, no qual os dois estão se descobrindo, ela buscando se profissionalizar, ele aprendendo com ela a se abrir mais, se conhecer, a filosofar, a analisar sua vida, seus pensamentos e a ser honesto consigo mesmo. Os dois buscando um relacionamento cada dia melhor, aprendendo sobre o casamento e também buscando o que os satisfaça sexualmente. Eles se dedicam muito à vida sexual do casal, aprendem sobre o corpo do outro, sobre os gostos do outro; se conhecem e melhoram juntos, com carinho, dedicação e atenção. É um livro no qual Elizabeth discute muito consigo mesma, tenta entender suas neuroses, tenta se descobrir sexualmente e descobrir como é o casamento, a gravidez, a vida a dois e sua luta por melhoria profissional. Com um final muito triste e cheio de esperanças para o próximo livro.
"Por que eu?" É o primeiro livro da trilogia do eu e apresenta uma narrativa cheia de reflexões sobre a vida, o casamento, trabalho e principalmente o amor.

Em “Por que eu?” nós vamos conhecer Elizabeth – ou simplesmente: Beth -, uma mulher com 28 anos e a qual não está nada feliz com a sua vida. Solteira, trabalhando num local que não é exatamente onde queria e sem mais perspectivas de mudança. Aproximando-se do fim do ano, ela decide que o seu ano de 2013 será diferente e começa a fazer as suas promessas para a chegada do ano novo.

A viagem de ano novo já está programada: ela irá para Porto Seguro com as amigas. Lá, Beth conhece Antônio, um advogado renomado e que, para a sua própria surpresa – ou sorte –, ele mora na mesma cidade que ela. Ao passar das páginas, vemos que Beth e Antônio passam por tudo que um casal tradicional costuma passar: desconfiança, ciúmes, conhecimento, amizade, amor e sexo. Depois de um ano de relacionamento, eles decidem se casar e logo em seguida vem os filhos.

Sinélia soube construir muito bem o seu livro com uma mistura de drama e romance. Além disso, o livro está repleto de reflexões do universo feminino - fator o qual contribui para que a obra tenha um público bastante específico - que levam o próprio leitor a refletir e questionar várias coisas. Há uma beleza na forma como a autora entrelaça diversas histórias em uma só, como os problemas femininos das amigas de Elizabeth. Porém, achei algumas partes do livro um pouco monótonas, com reflexões muito longas e reviravoltas desnecessárias. A narrativa, em si, poderia ter sido encurtada, principalmente por apresentar um roteiro rápido.

Eu não me identifiquei com a protagonista, porém acho que muitas irão se "encontrar" em Elizabeth e aprender um pouco com ela. Se você gosta do gênero, então “Por que eu?” é uma boa leitura a qual tem um final surpreendente. 

0 comentários:

Postar um comentário