Resenha: Escuridão total sem estrelas, de Stephen King

Escuridão Total Sem EstrelasTítulo: Escuridão total sem estrelas
Autor (a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 392
ISBN: 9788581052755
Classificação: 

1922 (1922, 2010): Wilfred James e Arlette James são donos de 100 acres em Hemingford Home. Enquanto sua irritante esposa quer vender sua parte para uma companhia, Wilfred quer manter suas terras. A cada dia que passa, Wilfred percebe que só há uma solução para o problema. Envenenando a mente de seu filho, Henry, os dois acabam por assassinar Arlette. A história é uma narração/confissão de Wilfred sobre como ocorreu o assassinato, e a série de terríveis eventos que foi desencadeada por causa do crime.Gigante do Volante (Big Driver, 2010): Tess, uma escritora de suspense leve, vem suplementando sua renda por anos, servindo como oradora em alguns eventos. Em um compromisso de última hora, Tess vai fazer uma palestra na cidade de Chicopee. No caminho de volta para casa, ao pegar um atalho, um evento horrível mudará sua vida para sempre; após isso, Tess descobrirá um lado negro em si mesma que nunca imaginou possuir, e não descansará enquanto não obtiver a coisa que mais deseja: vingança.Extensão Justa (Fair Extension, 2010): Dave Streeter está sofrendo com câncer e para aliviar a angústia resolve passear. Durante o passeio, ele conhece um homem misterioso que lhe oferece um “prolongamento de vida” de duas décadas. Porém, como é regra universal do mundo dos negócios, tudo tem um preço. Irá Streeter ceder à sedutora ideia de viver mais, em troca de prejudicar seriamente uma pessoa realmente próxima a ele? Um Bom Casamento (A Good Marriage, 2010): Darcy Anderson, casada há 27 anos, aprende mais sobre o seu marido do que gostaria quando literalmente tropeça em uma caixa misteriosa sob uma mesa na garagem. Isto é apenas a ponta do iceberg, pois as descobertas que ela fará poderão colocar não só seu casamento e família em xeque, como também sua própria vida.
Depois de ler e assistir muitas resenhas as quais super elogiam as obras do Stephen King, decidi colocar “Escuridão total sem estrelas” na minha lista de desejados e – por sorte - acabei ganhando como presente. Stephen King tem uma bibliografia muito grande de livros, contos e séries escritas e a maioria já foi adaptada para as telas de cinema.


A obra “Escuridão total sem estrelas” trata-se de uma copilação de quatro pequenas novelas que focam na temática da vingança, são elas: 1922, Gigante do volante, Extensão justa e Um bom casamento. Ainda que o aspecto “sobrenatural” apareça em algumas das histórias – seja de maneira mais explícita como em “Extensão Justa” ou de forma mais sútil como em “1922” – o foco principal das histórias é o lado humano, ou melhor: o que nós, seres racionais, somos capazes de fazer se levados a níveis extremos e de “escuridão total”. 

1922

Nesse conto, iremos conhecer Wilfred James, seu filho Henry e sua esposa Arlette. O três vivem juntos em uma fazenda em Heminford Home, Nebrasca. Enquanto Wilfred é o típico fazendeiro apaixonado pelas suas terras – paixão essa herdada do pai – e vê nelas uma forma de prosperar, Arlette é o tipo de mulher que não consegue imaginar seu futuro numa fazenda ao lado de vacas, por exemplo. A partir do momento em que Arlette herda 100 acres de terra, logo planeja vender a sua parte para uma companhia que planeja instalar ali uma de suas fábricas de produtos alimentícios. Não concordando com a ideia da esposa e temendo que ir morar na cidade, longe de sua fazenda, Wilfred acaba arquitetando um plano macabro que envolve mentiras e assassinato. Para isso, no entanto, ele precisará envenenar a mente de seu filho – de apenas 14 anos de idade – para que possa ajuda-lo a por em pratica o seu plano.

Esse, para mim, foi o melhor conto do livro. O modo como Wilfred cometeu o assassinato de sua esposa, como escondeu tudo e a maneira como as coisas vão acontecendo depois do crime cometido. O conto é incrível e com o passar das páginas eu tive a sensação de que os seres humanos conseguem ser, muitas vezes, cruéis. Wilfred era apenas um fazendeiro pacato, que ao ser defrontado com a possibilidade de perder suas terras para uma esposa gananciosa e egoísta, excedeu todos os limites aceitáveis para um ser humano racional e, por consequência, não só matou, como também envenenou e destruiu por completo três vidas inteiras, incluindo a sua própria, fazendo jus ao ditado: “aqui se faz, aqui se paga”.

Por se tratar, inteiramente, de uma confissão, a narração do conto é em primeira pessoa. E isso colabora para que o leitor não se sinta apenas mais próximo do protagonista, mas também – nesse caso – como um cúmplice. O leitor acompanha o desenrolar de um assassinato e dos infelizes acontecimentos que sucedem o crime.

Gigante do volante

Nesse segundo conto, iremos conhecer Tessa Jean, uma escritora de suspense mediana que já publicou 12 livros e que participa de palestras remuneradas. Depois de participar de uma dessas palestras, ao voltar para casa, ela sofre um acidente no qual acaba furando os pneus do carro por pregos os quais estavam grudados em pedaços de madeira velha. Quando vislumbra um “gigante”, logo aceita a ajuda dele de trocar o pneu do seu carro. A partir dai a vida de Tess muda radicalmente depois de ser confrontada com uma situação que ficaria perfeita em um de seus romances.

“Gigante no volante” trata-se, em suma, de uma história sobre vingança, pois depois de receber a oferta de ajuda no meio da estrada, Tess é estuprada e, por milagre, consegue escapar do seu agressor. Após isso, ela decide reverter o ato e caçar o homem que a violou. Própria se intitulando de “A corajosa”, Tess nos conduz pelas trilhas da vingança. O passar das páginas mostra ao leitor que os seres humanos aparentemente “normais”, quando confrontados com situações desafiadoras rompem suas limitações morais e acabam revelando uma face a qual eles mesmos nem sabiam que possuíam. 

Extensão Justa

Nesse conto, Dave Streeter é um homem que sofre de câncer já em estado terminal e tem uma vida mediana ao lado de sua esposa e filhos. Em meio a um passeio matinal, Dave conhece um vendedor misterioso que comercializa o que ele prefere chamar de “extensões”. Para os que precisam de dinheiro, ele vende prolongamentos de crédito, para os que têm pouco tempo de vida restante, como Streeter, ele vende um prolongamento de vida. Porém, esses prolongamentos tem um preço o qual Dave irá pagar sem pestanejar.

A premissa do conto é bastante interessante e o modo como King consegue conduzir a narração também: intercalando momentos de vida do protagonista com a histórias dos demais personagens do conto, que possuem suas relativas parcelas de importância no decorrer da narrativa. Porém, o único ponto negativo do conto é o seu final o qual parece ter terminado muito “às pressas” e se tivesse sido melhor construído e elaborado teria dado, com certeza, uma história incrível.

Um bom casamento

Darcy Aderson tem tudo o que uma mulher pode esperar de um casamento: uma casa maravilhosa, conforto, filhos estudando em ótimas instituições, um marido amoroso e exemplar. Por mais de vinte anos teve uma vida prospera e feliz. Mas um dia todo esse sonho se transforma em um pesadelo. Durante uma pequena ida ao “santuário particular” do marido – a garagem da casa – ela acaba descobrindo algo perturbador: o conteúdo de uma caixa misteriosa que vai mudar a sua vida e dar início a uma história macabra e assustadora.

Assim como nos outros contos, King tenta mostrar nesse que por mais que a gente tenha aquela certeza de que conhecemos nossos entes queridos, a verdade é que ninguém é capaz de conhecer outrem por completo. Com isso, o autor nos mostra que todos guardamos em nós segredos os quais possam por em cheque nossa moral e o modo como a sociedade nos vê, caso revelados.


Em suma, a obra é muito boa. Cada conto mexe com o leitor de uma forma diferente e possui personagens incríveis. É uma ótima indicação para quem está procurando um livro com boas histórias de crimes com aquele toque sombrio e macabro. 

0 comentários:

Postar um comentário