Músicas literárias


Olá, leitores!
O post de hoje é um pouco diferente dos que eu costumo postar aqui, porém muito legal! É fato que a música e a literatura transcendem os espaços, mudam as pessoas, além de relacionar com o cotidiano. E melhor ainda é quando uma cita a outra, criando um diálogo possível que transcende o tempo. Nesse post eu vou apresentar 5 músicas que tem relação com o universo literário. 

1. Divina comédia - Scracho


A primeira música aqui apresentada é da banda nacional "Scracho". A canção faz, durante a música, algumas relações com o livro "Divina Comédia", escrito por Dante Alighiere. A obra conta sobre uma viagem que vai do Inferno, passando pelo Purgatório, até chegar no Paraíso.

2. Dom Quixote - Engenheiros do Hawaii


Essa música é cantada  pela banda Engenheiros do Hawaii. A canção não só faz referências à história do romance Dom Quixote, de Miguel de Cervantes, durante seus versos, como utiliza o nome do personagem principal como título da composição.

3.Modinha para Gabriela - Gal Costa


Diferente das duas primeiras músicas, esta nasce sob encomenda para a novela da rede globo. Mas, nem por isso, deixa de fazer referência a um clássico da literatura: Gabriela, Cravo e Canela, de Jorge Amado. A composição de Dorival Caymmi ficou conhecida na voz de Gal Costa e encantou os ouvintes com versos que apresentavam a personagem Gabriela.

4. Espelho Meu - Papas da Língua


Essa canção faz referência a um par de lhos inconfundíveis em toda a literatura: os olhos de ressaca da personagem Capitu, do livro Dom Casmurro - obra escrita por Machado de Assis. Cantada pela banda Papas da Língua, a letra conta sobre relacionamentos e amores não correspondidos e de olhares nos espelhos que revelam a própria obsessão. 

5. Amor I Love You - Marisa Monte e Arnaldo Antunes


Quem nunca sequer ouviu um trechinho dessa música? O que poucos sabiam é que a música recita todo um trecho da obra O primo Basílio, de Eça de Queiroz.  Amor I love you, da cantora Marisa Monte, fala do sentimento de estar apaixonada, tal como a personagem Luísa encontrava-se por seu primo. O trecho mencionando na música é da carta que Basílio encaminha a menina, sendo declamado por Arnaldo Antunes.
Trecho recitado: Tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo conduzia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações!

E ai? Vocês já conheciam todas essas músicas? Sabiam que nelas tinham referências literárias? Comentem!

0 comentários:

Postar um comentário