Resenha: Champion, de Marie Lu



Título: Champion
Autor (a): Marie Lu
Editora: Rocco
Páginas: 304
ISBN: 9788579802089
Classificação:  




June e Day abriram mão de muita coisa pelo povo da República, sem falar no quanto sacrificaram um pelo outro. Agora o país está vivendo um novo momento. June voltou a ser celebrada menina-prodígio da República, ocupando uma posição privilegiada dentro do governo como Primeira Cidadã, enquanto Day passou de criminoso mais procurado do país a herói nacional e garoto-propaganda do governo de Anden. Nenhum dos dois, no entanto, poderia ser capaz de prever as circunstâncias que os reuniriam novamente. No momento em que a paz parece iminente, um vírus mortal começa a espalhar o pânico nas Colônias, e a ameaça de guerra volta rondar as cidades fronteiriças da República. A nova praga é a mais mortal de todas, e June é a única que tem a chave para a defesa do país. Mas salvar a vida de milhares de pessoas significa pedir ao seu amor que abra mão de tudo o que lhe restou.




Champion é o terceiro e último livro da série Legend, escrita pela norte-americana Marie Lu.

Passaram-se oito meses desde os acontecimentos de Prodigy e as coisas não estão nada bem: as Colônias estão sofrendo com uma praga e acusam a República de serem os transmissores  do vírus, e se estes não acharem uma cura logo, as Colônias atacarão com força total. O grande problema é que a única pessoa que já passou pelo vírus e pode participar dos testes para descobrir a cura é Eden, o irmãozinho do Day. Então Day e June precisam achar uma solução antes que seja tarde demais e alguém se machuque.

Uma das coisas interessantes no livro, é que ele se passa vários meses depois do anterior e é possível ver o amadurecimento dos personagens, a forma como suas opiniões mudaram desde o primeiro livro.
Outro fator que eu gostei muito de ver nesse livro foi o quanto foi mostrado dos personagens secundários. Nós podemos conhecer mais sobre personagens como Thomas, Metias, Tess e Eden, e isso é incrivelmente bem feito, porque nós não vemos só um lado de cada um, ele nos é mostrado como um todo. Vemos os defeitos e qualidades deles e isso é ótimo...

E o melhor de tudo? É que essa não é simplesmente mais uma distopia que fala de um regime ditatorial que cega a população. Ao contrário de 90% dos outros livros de tema parecido, este não foca somente em um tipo de governo distópico; nós podemos ver o clássico regime ditatorial comandar uma nação, mas também vemos outra comandada pelo consumismo extremo,e ainda vemos outra comanda por um certo tipo de sociedade virtual, fora que vemos o mundo externo, e não só a República ou as Colônias.


Por fim, o que posso dizer sobre Champion e sobre a trilogia em geral, é que entrou para a minha lista de favoritos. O livro é bem escrito, é divertido, romântico e, acima de tudo, é incrivelmente bem construído e eu o recomendo a qualquer um que goste de distopias.

0 comentários:

Postar um comentário