Resenha: Minha vida agora, de Meg Rosoff



Título: Minha vida agora
Autor (a): Meg Rosoff
Editora: Galera Record
Páginas: 176
ISBN: 9788501087324
Classificação:  





Uma garota nova-iorquina de 15 anos desembarca na Inglaterra, enquanto uma nova grande guerra está prestes a começar, para passar uma temporada com a tia e quatro excêntricos primos totalmente desconhecidos. Na imensa casa de campo, longe da agitação de Manhattan e dos conflitos com a nova madrasta, grávida do bebê que pode lhe tirar o pouco que lhe resta do pai, Daisy descobrirá o amor, o desejo, a liberdade de um cotidiano sem adultos e o valor da amizade verdadeira.


Minha vida agora, publicado em 2004, é o romance de estreia da escritora Meg Rossof e conta a história de Daisy, uma garota americana de 15 anos que foi mandada pelo seu pai para morar com sua tia e seus 4 primos, Edmond, Isaac, Osbert e Piper em uma fazenda no interior da Inglaterra. Porém, poucos dias depois, durante uma das viagens de sua tia, terroristas atacam a Inglaterra e inicia-se uma guerra no país. Os jovens primos agora estão sozinhos e o paraíso de viver sem supervisão, isolados do mundo, pode virar um inferno quando a realidade da guerra lhes bate a porta.

O livro é narrado em primeira pessoa, no ponto de vista de Daisy e é escrito de forma completamente única, com pouca pontuação e de uma forma mais "bagunçada", cheia comentários sarcásticos que muitas vezes tornam a leitura mais leve, e isso tudo acabou sendo um ponto importantíssimo ao mostrar ao leitor como funciona a mente da garota
Eu não recebo  nem de longe crédito o suficiente pelas coisas que eu consigo não dizer

É interessante ver o desenvolvimento da protagonista, que antes mesmo da guerra já tinha problemas demais: a morte da mãe, a falta de amor por parte do pai, os distúrbios alimentares, etc., e é ainda mais interessante ver como a autora trata dos problemas de sua personagem, mostrando como lentamente as prioridades dela mudam à medida que ela é atingida pela realidade da guerra.

Se você nunca esteve em uma guerra e está se perguntando quanto tempo leva para se acostumar a perder tudo o que você acha que precisa ou ama, eu posso dizer que a resposta é tempo nenhum.

É necessário dizer que o livro possui um quê de estranheza (o que, realmente, pode ser bom ou ruim dependendo de quem o lê), com um toque sobrenatural na história: além da escrita diferente há o eventual incesto entre Daisy e seu primo, e as habilidades especiais que alguns personagens possuem (Edmond, por exemplo, pode ler mentes), mas tudo é colocado na história de forma tão natural que o leitor dificilmente se incomoda.

Os personagens são bem construídos mesmo os secundários tem personalidades próprias e orginais, com características particulares.

Enfim, Minha vida agora é uma obra completamente única e fantástica, diferente de qualquer outra.

0 comentários:

Postar um comentário