Resenha: O Segredo de Jasper Jones, de Craig Silvey



Título: O Segredo de Jasper Jones
Autor (a): Craig Silvey
Editora: Intrínseca
Páginas: 286
ISBN: 9788580571707

Classificação: 


Numa noite quente de verão, no final de 1965, Charlie Bucktin é acordado por batidas insistentes na janela de seu quarto. O visitante é Jasper Jones, um pária na pequena cidade de Corrigan. Rebelde e solitário, Jasper encarna a imagem do perigo e do mistério para Charlie. Portanto, quando Jasper implora sua ajuda, Charlie o acompanha furtivamente pela noite, apavorado mas desesperado para impressionar. Jasper conduz Charlie até uma clareira secreta no mato, e é ali que o garoto testemunha a terrível descoberta de Jasper. Carregando o pesado fardo daquele segredo, Charlie precisa enfrentar uma cidade desconfiada, dominada pelo pavor. No escaldante verão em que tudo acontece, ele discute com sua impetuosa mãe, apaixona-se nervosamente e luta para manter a integridade de seu fervoroso melhor amigo, Jeffrey Lu. E, na vã tentativa de reparar o que havia se quebrado, aprende a diferença entre mito e realidade, entende por que mentiras bem-intencionadas são como uma maldição e descobre que a verdade é algo difícil de se reconhecer, e ainda mais difícil de se manter no coração.


A história livro se ambienta na década de 60 e é escrita no ponto de vista de um garoto chamado Charlie, morador da cidadezinha de Corrigan, na Austrália. Ele estava no seu quarto seu quarto quando ouviu alguém na sua janela: era Jasper Jones: o garoto era considerado verdadeiro pária da cidade, mesmo não tendo feito nada, ele era odiado pela cidade simplesmente por ter uma mãe morta, um pai bêbado e por ter sido pego fumando e bebendo... E ele tinha um horrível segredo para compartilhar com Charlie. Laura Wishart está morta. A garota, que estudava na mesma escola que Charlie, foi encontrada por Jasper com seu pescoço amarrado por uma corda em uma galho de árvore na clareira que é o “esconderijo” do garoto, mas ela estava machucada e descalça, o que os fazem pensar que pode ter sido assassinato, e não suicídio. Mas quem a teria matado?

A escrita de Craig Silvey, é formidável, porém é parada. Então se você tiver pensando em ler esse livro porque quer ler um grande mistério policial, cheio de perguntas e reviravoltas, é melhor nem tentar. Mas, se quer uma dica, eu digo que vale a pena dar uma chance a esse livro. Mesmo não sendo nenhum Sherlock Holmes, O Segredo de Jasper Jones tem personagens complexos e bem escritos, e, quer queira ou não, a dúvida sobre como Laura morreu fica no ar.

Admito que pensei em abandonar o livro uma ou duas vezes, porque o autor detalha muito coisas que às vezes não são importantes e escreve diálogos de duas ou três páginas que são completamente irrelevantes para a história no geral, mas eu fico feliz por ter lido até o fim, pois pude ver as críticas presentes na história, além do romance, que aprece depois de um tempinho. Fora que a história narrativa deu uma “impulsionada” na última metade do livro...

O fato é que pelos olhos do Charlie, um garoto que foi obrigado a amadurecer em tais circunstâncias, nós podemos ver os problemas e a hipocrisia da cidade de Corrigan. O preconceito sofrido por Jeffrey Lu, melhor amigo do Charlie, que é um vietnamita que foi morar na Austrália, em plena guerra fria; o ódio de uma cidade inteira direcionada a um garoto pelo simples fato dele ter um pai bêbado e por fumar ou beber, são apenas alguns exemplos das fortes críticas sociais que vemos na narrativa. Mesmo sendo classificado com infanto-juvenil, o livro tem uma temática incrivelmente adulta.

Por fim, o que posso dizer sobre o livro é que, eu mesmo tendo lá suas parte mais chatas, o livro é muito bom e eu mais que recomento! 

0 comentários:

Postar um comentário