Resenha: O oceano no fim do caminho, de Neil Gaiman

Título: O oceano no fim do caminho
Autor (a): Neil Gaiman
Editora: Intrínseca
Páginas: 208
ISBN: 9788580573688
Classificação: 



Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos. Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.


O Oceano no fim do caminho é um livro de Neil Gaiman e fala sobre um homem de meia-idade, cujo nome propositalmente não é citado ao longo do livro, o qual volta à casa onde viveu sua infância para um funeral. Ele, então, é atraído para a fazenda no fim da estrada onde, aos sete anos, conheceu Lettie Hempstock, uma garota que vivia com a mãe e a avó, e ele lembrou-se, de repente, de seu passado há muito esquecido.

O livro praticamente inteiro se passa em flashbacks e chama-lo de algo menos que genial ou emocionante chega a ser uma ofensa. A história é incrivelmente bem elaborada e os personagens são muitíssimo bem construídos. O livro por si só já é incrível de se ler, mas se você for uma daquelas pessoas que gosta de se lembrar de como era bom ser criança, ler O oceano no fim do caminho será uma experiência formidável.

E o melhor é a sutileza do autor quando trata de assuntos sérios, vistos no ponto de vista de uma criança, como bullying e traição. Outro ponto importante é o quanto você se identifica com os personagens e o com a história. E o fato do personagem principal não ter nome faz com o leitor e sinta ainda mais parte do livro.

O Oceano nos lembra a cada página de como víamos a vida quando éramos novos demais para entender seus problemas, mas velhos o suficiente para tentar combatê-lo, e o que torna a obra tão mágica é exatamente essa simplicidade e inocência dos problemas vistos pelos olhos de um simples garoto, que poderia ser eu ou você.

O livro é “uma história para adultos contada por uma criança”

Mas tenho que apontar um grande defeito: a história é pequena demais. Quando terminei de devorar o livro, fiquei inquieta, queria saber mais sobre as Hempstock, queria saber mais sobre o Oceano e queria saber mais sobre o personagem principal.

Mas não é a toa que o livro é uma obra simplesmente fantástica: ele foi escrito por um autor fantástico! Além do Oceano, Gaiman é autor de várias obras, entre elas os livros Coraline e Stardust e a revista em quadrinhos Sandman, e ele até escreveu vários episódios para a renomada série de televisão britânica Doctor Who...


O que eu posso é dizer é que, sem tirar nem por, essa é uma leitura genial.

0 comentários:

Postar um comentário