Resenha: Mentes Sombrias, de Alexandra Bracken




Título: Mentes Sombrias
Autor (a): Alexandra Bracken
Editora: iD
Páginas: 576
ISBN: 9788516085759
Classificação: 


Quando completa 10 anos, a garota Ruby vê sua vida mudar completamente. Além do medo de ser vítima de um vírus fatal que ataca apenas as crianças, ela é rejeitada por seus pais, que a entregam para a polícia especial.
Seu destino é Thurmond, um campo de reabilitação criado pelo governo norte-americano para cuidar dessa geração que possui algo diferente e ameaçador: são crianças com habilidades especiais. Elas podem controlar pessoas e objetos só com o poder da mente. Consideradas perigosas, vivem à margem da sociedade. Mas, aos 16 anos, Ruby consegue escapar de Thurmond e muda o seu destino, ao lado de novos amigos, fugitivos como ela: Liam, Zu e Bolota.
Juntos, os quatro vivem as mesmas dúvidas, medos e inseguranças. Enquanto enfrentam uma realidade assustadora, fugindo de caçadores de recompensa, da polícia e da Liga das Crianças, uma organização que quer aproveitar-se dessas habilidades infantis, eles tentam encontrar o Fugitivo, um líder misterioso que oferece abrigo e ajuda às crianças. E percebem que, apesar de tudo, ainda conseguem sonhar.
A obra é de Alexandra Bracken e se passa nos EUA, onde crianças e adolescentes estão sofrendo com uma doença sem cura. Mas o problema não é quem o vírus mata, e sim quem sobrevive. As crianças que restaram começaram a ficar mais fortes e criaram habilidades especiais e o governo começou a mandá-las para campos de concentração. Ruby, com apenas dez anos, é uma dessa crianças. Ela passa seis anos presa em Thurmond, um desses campos, até que um dia ela consegue escapar e encontra outros  adolescentes: Liam, Zu e Bolota. Agora eles precisam encontrar o Fugitivo, um líder que promete abrigo às crianças, ao mesmo tempo que fogem do governo e da Liga das Crianças, uma organização que pretende usar as habilidades deles para benefício próprio.

Mentes Sombrias é o livro perfeito para quem quer começar 2014 com o pé direito. Apesar de ser apenas o primeiro livro da série, o enredo é fantástico. Esse é um daqueles livros que depois de ler a primeira página, você não larga mais...O livro é super bem escrito, o romance é de tirar o fôlego, tem um enredo único e prazeroso de se ler, com uma pitada de drama ou de comédia nas horas certas. 

A história possui personagens únicos e com uma dinâmica que não permite que o livro fique chato: Ruby é a nossa personagem principal, ela não tem más intenções, mas esconde um segredo que pode ser o preço da sua liberdade; Liam é um verdadeiro líder, ele é uma daquelas pessoas que daria a vida, se isso significasse que aqueles que ficaram para trás ficariam à salvo; Bolota é simplesmente meu favorito, ele é irônico e sarcástico, mas se for seu amigo, ele será sempre leal e um bom companheiro; e por fim Zu é simplesmente uma fofa, é o tipo de personagem que você se apaixona de cara.

E uma das coisas que eu mais gostei de ver foi o desenvolvimento da Ruby... No início, ela uma garota assustada, que não tinha coragem de se defender, mas a medida que ela encara o mundo real, ela percebe que a única pessoa que pode protegê-la de verdade, é ela mesma .

Enfim, a série é, nada menos, que uma grande promessa para 2014.

0 comentários:

Postar um comentário