Resenha: Legend, de Marie Lu


Título: Legend
Autor (a): Marie Lu
Editora: Prumo
Páginas: 304
ISBN: 9788579272905
Classificação: 



Depois que um cataclismo atingiu o planeta Terra, extinguindo continentes inteiros, os Estados Unidos se dividiram em duas nações em guerra: a República da América, a oeste, e as Colônias, formadas pelo que restou da costa leste da América do Norte.June e Day, a menina prodígio e o criminoso mais procurado da República, já estiveram em lados opostos uma vez. Agora eles têm a oportunidade de lutar lado a lado contra o controle e a tirania da República e, assim, alterar para sempre o rumo da guerra entre as duas nações.

Resta saber se estão preparados para pagar o preço que as transformações exigirão deles.
Legend é uma distopia que se passa no ano de 2130 na cidade Los Angeles. Na história, houve uma guerra civil que dividiu os EUA em dois lados: a República, cuja população é avidamente atacada por uma doença, conhecida como a praga, e as Colônias, e, agora, as duas estão em uma guerra interminável. Foi criada na República, então, uma prova que basicamente decide seu futuro: se você tirar uma nota alta, vai ter um futuro militar brilhante; se tirar uma nota baixa, provavelmente irá morar nas favelas e nas regiões mais pobres da nação.

June é uma garota rica, inteligente e é considerada o prodígio da República por ter sido a única pessoa na história a tirar nota máxima na prova; Day é um delinquente, inteligente e considerado um dos criminosos mais perigosos da República. A príncipio, esse dois sequer se conhecem, mas tudo muda quando o irmão de June é assassinado e Day vira o suspeito número um.

O livro é alternado entre dois pontos de vistas: o de June e o de Day, e é muito interessante ver o contraste. De um lado, uma garota rica, certamente preconceituosa, e enraivecida pela morte do seu irmão, de outro, Day, um garoto pobre, cujo irmão virou uma vítima da praga, e que pratica incontáveis atos de rebeldia contra a República, sem nunca ser descoberto.  Os dois não poderiam ser mais diferentes, e ao mesmo tempo mais iguais, e é no mínimo intrigante ver o crescimento deles como personagens e ver suas opiniões se formando à medida que eles vão descobrindo os segredos da República. Os personagens são bem construídos e a linha de pensamento da trama é bem desenvolvida. A história é escrita de forma bem leve, então é uma leitura fácil e divertida.

O livro, porém, tem alguns pontos negativos... A leitura da primeira metade é meio cansativa, e a história também é um pouco óbvia. Algumas das surpresas presentes no livro, realmente foram surpresas, mas havia coisas dedutíveis demais, e isso me desencantou um pouco.

Legend é o primeiro livro de uma trilogia, então acabou por ser um pouco parado, a princípio, exatamente por estar “construindo terreno” para os dois outros livros, o que é entendível.  Mas mesmo com altos e baixos, esta é uma daqueles história que você madruga lendo e quando você termina fica com aquele gostinho de quero mais. 

O que posso dizer é que o livro, mesmo sendo um pouco parado em certas partes, possui uma sinopse muito interessante e personagens bem construídos, então, sim, vale a pena lê-lo.

0 comentários:

Postar um comentário