Resenha: Marvel Comics - A História Secreta

Marvel Comics Título: Marvel Comics - A História Secreta
Autor (a): Sean Howe

Editora: LeYa
Páginas: 560
ISBN:  9788580448801
Classificação: 

Em 1961, Stan Lee ia pedir as contas. Já completara 20 anos de Marvel, uma editora que vendia mal e que há pouco tempo tivera que demitir boa parte dos funcionários. Mas seu chefe, Martin Goodman, queria novos heróis, novas revistas, novas criações para manter a concorrência em dia. Lee convocou Jack Kirby e Steve Ditko, seus artistas prediletos. Foi daí que surgiram - Quarteto Fantástico, Homem-Aranha, Thor, Hulk, Homem de Ferro, X-Men, Demolidor, Vingadores... e o mais importante - um mundo fictício onde todos viviam em conjunto, no qual as aventuras de um personagem teriam influência direta sobre as histórias de outro. Estava criado o Universo Marvel. Em uma pesquisa sem precedentes, Sean Howe acompanha os bastidores da Marvel Comics desde suas origens, no boom de super-heróis da década de 1930, até a venda bilionária à Disney, no começo deste século. Neste intervalo, super-heróis e superpoderes criados 'a toque de caixa' viraram sucesso instantâneo, o mercado de quadrinhos passou períodos de vacas gordas e vacas esquálidas, autores entraram em crise entre si e com a editora, amizades viraram inimizades, inimizades viraram desavenças, desavenças viraram processos na justiça e o Universo Marvel saltou do papel barato para telas de TV, de videogame, de IMAX e para a imaginação de várias gerações pelo planeta.

“Marvel Comics: A História Secreta”, de Sean Howe, revela o verdadeiro legado da editora que revolucionou o mercado de HQs.

A história da Marvel não começou tão grandiosa, mas tornou-se um nome prestigiado ao logo dos anos graças à fé de Martin Goodman que acreditou na empresa e que o marcado norte-americano estava preparado para uma editora de quadrinhos diferente.  Goodman iniciou seus trabalhos na Magazine Management (mais tarde tornou-se a Timely Comics).

Foi durante a Segunda Guerra Mundial que Goodman mudou a história da Marvel Comics. Quando em 1939, ele decidiu dar uma chance à um primo de sua esposa, um garoto que não tinha a menor experiência no ramo, mas que poderia ser um “faz tudo” dos roteiristas e artistas da Timely. E não imaginava Goodman que o jovem Stanley Lieber se tornaria uma das maiores lendas dos quadrinhos no mundo.

Com Stan Lee à frente, a Marvel cresceu e criou heróis como Homem-Aranha, O X-men, Os Vingadores, O Quarteto Fantástico e tantos outros.  Com esse avanço, em 1960 a Marvel Comics havia criado não apenas heróis mais humanizados e verossímeis percorrendo cidades dos EUA, eles haviam criado um estilo de vida para o jovens daquela geração em diante.

A edição brasileira do “Marvel Comics: a história secreta” conta ainda com um apêndice com todas as publicações citadas e que foram publicadas no Brasil. A obra revela a verdadeira história de algumas das figuras mais icônicas dos quadrinhos, mostrando os bastidores de uma editora que virou uma lenda.

Sean Howe escreveu um livro rico e muito bem escrito. Mas infelizmente, como era de se esperar, o livro torna-se cansativo em algumas partes, mas logo recuperamos o ritmo e nos perdemos nessa fantástica história.

Enfim, é uma obra obrigatória para quem gosta de saber mais do que as páginas desenhadas mostram. 

0 comentários:

Postar um comentário