[Resenha] Eragon, de Christopher Paolini

EragonTítulo: Eragon
Série: Ciclo da Herança
Autor (a): Christopher Paolini

Editora: Rocco
Páginas: 468
ISBN:  8532518486
Classificação: 

Eragon é o romance de estreia de Christopher Paolini, uma história repleta de ação, perigosos vilões e locais fantásticos. Com dragões e elfos, cavaleiros, lutas de espadas, inesperadas revelações e, claro, uma linda donzela que é muito bem capaz de cuidar de si própria. O protagonista, de quinze anos, é um pacato rapaz do campo, que ao encontrar na floresta uma pedra azul polida, se vê da noite para o dia no meio de uma disputa pelo poder do Império, na qual ele é peça principal.

Uma aventura de tirar o fôlego. Christopher Paoline conseguiu escrever um livro inspirador e cheio de revoltas, magia, romance, aventura e ação, e nos transporta a um mundo de Reis, dragões, cavaleiros, elfos, anões e criaturas misteriosas.

A trama narra a história de um jovem caçador, Eragon, que mora em Carvahall, na Alagaesia. Em uma de suas caçadas, na Espinha, ele encontra uma pedra azul polida. Acreditando que o objeto vale um preço significativo e que será a solução para seus problemas, ele dá por encerrada a caçada.

Sem encontrar alguém que gostaria de comprar a pedra, Eragon volta para casa. Mas no momento em que nasce um dragão de dentro dela, o jovem vê-se dentro de um novo mundo e diante de um legado tão antigo quanto o império de Alagaesia. E com a ajuda de Brom, um ótimo contador de histórias, o garoto deixa o seu vilarejo e começa suas aventuras por terras distantes.

A história é contada de forma muito simples, com descrições geográficas e de seres mitológicos. Às vezes, a forma detalhada como o autor descreve algumas coisas, deixa o livro, em alguns momentos, um pouco cansativo, mas nada que comprometa a qualidade da obra.

O exemplar é na verdade o primeiro livro de uma trilogia criada pelo norte-americano Chistopher Paolini, que o escreveu aos quinze anos, um dos motivos que faz com que o livro se torne interessante, porque temos o crescimento e desenvolvimento do autor com seus livros. E como a maioria dos jovens, o autor foi influenciado por um escritor, que é nada mais e nada menos que J.R.R Tolkien, escritor de “Senhor dos Anéis”, e é por esse motivo que podemos identificar algumas características que lembrem as obras de Tolkien.

A narrativa tem cenários belíssimos e personagens fortes e marcantes, tanto quanto o protagonista.

Eragon é uma leitura leve e envolvente, feita para qualquer idade, por pessoas curiosas e dispostas a embarcar num mundo onde dragões e cavaleiros existem. 

0 comentários:

Postar um comentário