[Resenha] As Lembranças de Alice, de Liane Moriart

As Lembranças de AliceTítulo: As Lembranças de Alice
Autor (a): Liane Moriart
Editora: LeYa
Páginas: 376
ISBN:  9788580448184
Classificação: 

Alice tem 29 anos, é apaixonada pelo marido, Nick, e está grávida de 14 semanas do seu primeiro filho. Ao menos é isso tudo o que ela se lembra. Imagine sua surpresa ao ser informada – quando acorda após um incidente em que bateu a cabeça – de que é mãe de três crianças, está com relações cortadas com a sua irmã e passa por um divórcio conturbado, às vésperas de completar 40 anos! A queda apagou a memória da última década de Alice. Agora ela terá que construir seu futuro apagando os erros de um passado que sequer lembra de ter existido. Poderá uma amnésia se tornar o melhor acontecimento em sua vida, nos últimos dez anos?
--- 

Esse foi um dos livros que eu comecei a ler sem muitas esperanças, mas ao passar das páginas o livro foi me conquistando.

Numa manhã de sexta-feira comum como todas as outras, Alice Love, durante uma aula de step na academia, escorrega e bate a cabeça. Ao acordar depois do acidente ela não apenas estranha o local onde está, mas o fato das pessoas presentes aparentemente conhecê-la, quando ela não faz a menor ideia de quem elas sejam. Perdida, confusa e assustada, Alice é levada ao hospital e lá descobre que não está em 1998, como acreditava, e sim em 2008. Dez anos de sua vida foram apagados de sua memória.

Sem se lembrar dos últimos anos, Alice terá que lidar com o fato de ser mãe de três filhos, dos quais ela nem se lembra de ter dado a luz, e um divórcio conturbado com Nick, o homem que ela acredita ainda amar. Como se não bastasse toda essa confusão, ela percebe que a relação com a sua irmã mais velha, Elisabeth, está abalada e que todos os mistérios e problemas de sua vida atual giram em torno de uma pessoa: Gina. Quem teria sido Gina e qual o motivo dela ter sido tão importante na vida de Alice? Conforme os dias vão passando, Alice não precisa apenas juntar os pedaços de sua vida, mas, principalmente, tentar salvar a sua família.

Conforme a narrativa evoluiu a autora apresentou de uma forma simples a vida e os dramas das personagens, e com isso, As Lembranças de Alice foi me conquistando. A única coisa que às vezes me incomodava um pouquinho era a repetição da frustração de Elizabeth pelo fato dela ser uma infértil, mas nada que comprometa a obra em geral.

Acredito que a intenção da autora Liane Moriarty, não era criar um livro romântico clichê, como a maioria dos livros que tratam do mesmo tema. Moriarty colocou em sua obra ingredientes que o tornou mais humano, com personagens tão reais que levam o leitor a ser o protagonista da história, conhecendo um pouco mais da história de Alice e junto com ela relembrando o seu passado.

As Lembranças de Alice possui uma narrativa singela, tocante e comovente com um pequeno toque de romance e momentos divertidos – alguns, até me fizeram rir muito. Prepare-se para, junto com Alice, refletir um pouco mais sobre a vida, rir e se emocionar com as lembranças.

0 comentários:

Postar um comentário