TOP 5 - Filmes baseados em poemas


Todos os anos nós vemos muitos livros serem adaptados para filmes e/ou séries. Mas juro que nunca havia parado para pensar que existem poemas tão famosos que caíram no gosto cinematográfico. Então, decidi fazer a lista de 5 poemas e seus respectivos filmes. 

01 - O poema de Beowulf foi escrito entre o oitavo e o décimo século e influenciou diversos livros. O poema conta as peripécias de Bewoulf, um guerreiro nórdico. Ele foi escrito em inglês arcaico e diversas foram as adaptações cinematográficas inspiradas no poema.


02 - Tha Raven (O Corvo), o poema mais famoso de Edgar Allan Poe, foi a inspiração de diversas adaptações e de citações em outros filmes. Leia aqui a tradução de Fernando Pessoa. O vídeo a seguir é a adaptação mais recente para as telonas.


03 - E aí, meu irmão, cade você?: Em 2000, a comédia dos irmãos Coen foi baseado no poema épico de Homero, a Odisséia, com George Cloovey como Ulysses Everett, que traz um Ulysses moderno. No Brasil, o filme recebeu o título de "E aí, meu irmão, cadê você?". Segue um trecho do poema:

Sing in me, Muse, and through me tell the story
of that man skilled in all ways of contending,
the wanderer, harried for years on end,
after he plundered the stronghold
on the proud height of Troy.


04 - O filme "Coração Valente" de Mel Gibson foi baseado num poema épico do século XV, intitulado "O Wallace", que conta a vida e as peripécias do escocês William Wallace.


05 - Mulan é um poema lendário Chinês do século VI, Ballad of Mulan, ficou mais famoso nas telas com o famoso clássico da Disney. Há sites que trazem o poema escrito em chinês, clique aqui para conferir.


O que vocês acharam? Já sabiam que esses filmes foram inspirados em poemas? Comentem!

0 comentários:

Postar um comentário