[Resenha] A Peculiar Tristeza Guardada num Bola de Limão, de Aimee Bender

A Peculiar Tristeza Guardada Num Bolo de LimãoTítulo: A Peculiar Tristeza Guardada num Bolo de Limão
Autor (a): Aimee Bender
Editora: LeYa
Páginas: 304
ISBN:  9788580445152
Classificação: 


O que você faria se pudesse sentir o gosto das emoções? Rose Edelstein é uma menina que descobriu ter um talento incomum: ela sente o sabor das emoções das pessoas que preparam aquilo que come. E tudo começou semanas antes de seu aniversário quando, depois de uma briga com seu pai, sua mãe resolveu fazer um delicioso bolo de limão. Imagine o que você faria se seu paladar pudesse decifrar o gosto das emoções? É com isso que Rose tem de conviver daqui para frente. Com apenas nove anos, a curiosa menina sabe o que cada um sente secretamente e percebe que nunca mais comerá seus pratos preferidos do mesmo jeito. E o que ela pode fazer para lidar com isso? 
---

“A Peculiar Tristeza Guardada num Bolo de Limão” conta a história de Rose Edelstein, que está prestes a completar nove anos. Para comemorar, a mãe da garota prepara um bolo de limão, mas o gosto que Rose sente é de solidão e tristeza. Logo após de mastigar o seu pedaço e sentir o sabor dos sentimentos, ela percebeu que os mesmos estavam ligados de alguma forma à sua mãe.

[...] enquanto eu saboreava aquele primeiro pedaço, quando aquela primeira impressão desapareceu, senti uma mudança sutil por dentro, uma reação inesperada. Foi como se um sensor, instalado bem no fundo, dentro de mim, erguesse sua antena para vasculhar ao redor, chamando a atenção da minha boca para alguma coisa nova. Porque a qualidade dos ingredientes _ o bom chocolate e os limões frescos_ parecia cobrir algo maior e mais sombrio, e o sabor do que estava escondido estava começando a sobressair naquele pedaço. Eu podia sentir claramente o sabor do chocolate, mas nos recantos da boca , e, como se estivesse se expandindo e abrindo, parecia que ela também se enchia com o sabor da pequenez, da sensação de encolhimento, de irritação, um sabor de distanciamento que eu de algum modo sabia que estava ligado à minha mãe.
A partir daí, as refeições são encaradas de uma forma um pouco diferente pela protagonista. Ela descobre ser capaz de identificar o que cada pessoa sentia ao preparar a comida. Raiva? Amor? Realização? Esse “dom” pode ajudá-la a conviver melhor com as pessoas, já que sabe um pouco sobre o que passa com cada pessoa, mas pode transformar qualquer refeição em algo doloroso para a garota.

A premissa do livro baseia-se na construção afetiva entre pais e filhos. Rose é uma menina muito inteligente, mas é seu irmão, Joseph,  a criança prodígio da família. Cinco anos mais velho que a irmã, Joseph é um menino extremamente recluso no seu mundinho particular. Seus pais o consideram apenas um menino reservado, mas Rose é a única que percebe o quanto o seu irmão precisa de ajuda.

Aimme conseguiu me conquistar desde as primeiras páginas. A narrativa é cativante por si e bastante singela.  O drama, ao passar das páginas, vai mostrando-se ser mais complexo, mas a visão de Rose (o livro é narrado em primeira pessoa) era tão doce que tudo tronava-se mais simples, mesmo sendo um pouco difícil discernir os problemas dos personagens.

Em alguns momentos a narrativa trona-se densa, pois o tema abordado pela autora é extremamente delicado. Mas é preciso cautela para não condenar o enredo como um todo.

As páginas avançam, e quando nos demos conta, Rose já está com 22 anos. Sim, o livro mostra os 13 anos da vida da protagonista. Ela se mostra madura desde o início da do enredo, mas o crescimento é visível no modo como a mesma passa a enxergar os problemas e tenta usar o som a seu favor. Foi uma experiência bastante diferente acompanhar uma personagem por esse longo tempo.

A linguagem utilizada pela autora é de fácil entendimento. Em alguns momentos nos sentimos inebriados com as divagações da protagonista, em outro, as confusões entre os pensamentos e atitudes tomam conta das páginas. Mas nada que comprometa o seu bom desenvolvimento.

A Peculiar Tristeza Guardada num Bolo de Limão nos fará refletir sobre a relação que temos com todos ao nosso redor, principalmente aquelas que consideramos importantes em nossas vidas. O drama nos fará enxergar de uma forma diferente a relação entre as famílias, como ela realmente deve ser vista.

Essa leitura é recomendada à todos os tipos de leitores. Mas bastante calma! Saboreie o livro como se estivesse diante de uma fatia deliciosa de bolo, sinta o aroma e o gosto dos sentimentos e deixe-os envolver por cada uma das emoções adicionadas nesta mágica receita literária.

0 comentários:

Postar um comentário