[Resenha] Manual para sonhadores, Nathalie Trutmann

Manual para SonhadoresTítulo: Manual para sonhadores
Autor (a): Nathalie Trutmann
Editora: Leya
Páginas: 312
ISBN:  9788580446586
Classificação: 

"A vida é assim". Quantas vezes já ouvimos essa resposta? Enquanto somos jovens, pensamos, indecisos, em todo o longo futuro que temos pela frente e nas inúmeras possibilidades que se vislumbram. Os adultos, nos seus papéis de orientadores, muitas vezes tratam de colocar-nos "com os pés no chão", julgando-se cautelosos e com a melhor das intenções. E, assim, aprendemos a mentir pra nós mesmos e a sufocar nossos sonhos. Nathalie Trutmann é uma pessoa que tem muitas histórias para contar, e resolveu compartilhá-las com todos em seu MANUAL PARA JOVENS SONHADORES. Nessa obra, de leitura agradável e repleta de casos interessantes e envolventes, seu objetivo maior é mostrar que não devemos ter medo de perseguir nossas próprias verdades. Afinal, para quem se permite realmente sonhar, "a vida não é assim".
---

“Ah, mas a vida é só isso?”. Essa foi a pergunta que  Nathalie Trutmann se fez em diversos momentos de sua vida. Apesar de um cargo “estável” e de renome, Nathalie sentia-se presa. Não era nada daquilo que ela imaginava para si. Após voltas e reviravoltas, viagens pelo mundo e muitas decepções, Nathalie conta como conseguiu tornar-se a autora de sua própria vida e fazer sua vida tomar o rumo que escolheu.

O livro apresenta uma narrativa que mais lembra uma conversa entre amigos, onde a autora fala de como a felicidade encontra-se nos nossos sonhos e na realização deles. É com essa idéia que Trumann nos conta histórias, tanto dela quanto de pessoas que conheceu.
A vida é um maravilhoso banquete, cheio de tantas coisas novas para experimentar, e a maioria de nós vive morta de fome, sem aproveitar de tudo o que nos é oferecido. Não é de surpreender então que tenhamos tanto medo da morte. Será que é por que nós não conseguimos aproveitar esse banquete e passamos o tempo todo nos questionando o por quê de nos sentirmos tão perdidos?
Há também dinamicidade no livro, e por isso a leitura trona-se tão rápida. Essa parte dinâmica também é vista nas dicas de vídeos que a autora seleciona ao fim de cada capítulo. Eles procuram motivar as pessoas a serem mais criativas, autênticas e sonhadoras e correr atrás daquilo que se quer e que nos fazem pensar o quanto podemos realizar se acreditarmos e não desistirmos. É perigoso inventar obstáculos como “se eu fosse rico faria isso...”, O Steve Jobs não era, chagou a dormir na casa de colegas, morando de favor.

“Manual para jovens sonhadores” é um livro inspirador, recomendo para qualquer idade, e que nos faz repensar sobre os caminhos que escolhemos e principalmente, os que não escolhemos por medo ou para tentar agradar aos outros.

A Vida é um presente. Muitas vezes nos esquecemos disso, preocupados com pequenos problemas do dia a dia em uma sociedade cheia de regras e expectativas, em vez de lembrar que as escolhas são nossas, e de mais ninguém. Uma das melhores coisas dessa vida é a capacidade que temos de sonhar. Jovens, essa habilidade de sonhar e acreditar que tudo é possível é o maios bem que possuímos.

0 comentários:

Postar um comentário