[Resenha] Beowulf, de Welwyn Wilton Katz

BeowulfTítulo: Beowulf
Autor (a): Welwyn Wilton Katz
Editora: Comboio de Corda
Páginas: 96
ISBN:  9788580446586
Classificação: 


Em socorro do reino da Dinamarca, Beowulf - líder gauta dotado da força de trinta guerreiros - enfrenta Grendel, ogro devorador de homens. Alcançando vitória, ele se entrega então à ira da mãe do monstro, numa caverna submarina guardada por serpentes. Anos mais tarde, com a ajuda de Wiglaf, jovem vidente ligado ao clã de Beowulf, o herói trava a batalha final contra um gigantesco dragão de fogo. Recriação em prosa do primeiro poema épico da Europa Ocidental e uma das obras-primas da literatura de língua inglesa, adaptada diversas vezes para o teatro, o cinema, os quadrinhos.
--- 

O livro narra os feitos heroicos do guerreito nórdico Beowulf, petencente ao clã dos Waegmunding.

Em uma de suas peripécias, ele parte em direção à Dinamarca em socorro do rei Hrothdar, pois o mesmo sofria de frequentes invasões do ogro Grendel em seu reino. O que o corajoso guerreiro mais desejava era ser valorizado pelo seu tio, mas suas façanhas até então não o impressionavam nem um pouco. Levado por esse ímpeto e dotado da força de trinta homens, Beowulf é capaz de matar o ogro com suas mãos nuas. Mas o que o Destino reserva a mais para esse grande heroi?

A autora Wewyn Wilton Katz faz uso da mitologia nórdica, uma coleção de histórias e crenças compartilhadas pelos povos do norte. Com relação à tipologia das personagens, há semelhanças entre Beowulf - mitologia nórdica - e Hércules - mitologia greco-latina -, pois ambos utilizam da força para travar batalhas e derrotar seus inimigos.

Repleto de aventura, o livro é capaz de prender a atenção do leitor durante toda a narrativa. É uma leitura leve, rápida e enxuta, porém, visto que se trata de um livro baseada na mitologia nórdica os nomes das personagens por serem difíceis tornam a leitura um pouco complicada no início, mas nada que prejudique o entendimento do mesmo. A obra possui também um vocabulário objetivo, tornando a obra de fácil entendimento, sendo assim, indicada para o público infanto-juvenil e até mesmo adulto.

0 comentários:

Postar um comentário